sexta-feira, 12 de julho de 2013

Analista afirma que intenções de compra dos consoles da próxima geração poderiam estar maiores


Lewis Ward, gerente de pesquisas da IDC, afirma que as intenções de compra do Xbox One e do PlayStation 4 não estão tão altas quanto poderiam estar nos Estados Unidos. O analista afirma isso e ainda diz que a chegada de Grand Theft Auto V para a atual geração de consoles deve suprir a necessidade dos gamers de se adiantarem na compra da próxima plataforma.
Ward disse ao site do Games Industry International que essa declaração foi baseada em uma pesquisa feita pela sua empresa neste ano (2013), que abrangeu 25 países. “Um dos resultados mais surpreendentes desse estudo é que a demanda pelos novos consoles para o feriado do final de ano, não está sendo tão grande, particularmente nos Estados Unidos. Na realidade, os EUA estão apenas no quinto lugar quando olhamos sob a perspectiva de gamers que pretendem comprar um console novo dentro dos próximos 12 meses”, explica o analista.
“Isso quer dizer para mim, que os gamers pretendem esticar a vida útil de seus Xbox 360, Wii, Wii U e Playstation 3 até meados do final de ano de 2014, quando a lista de games da nova geração estará muito maior e aos problemas que acontecerem com os consoles já estiverem sido sanados”, continua Lewis, a fim de justificar sua previsão pouco otimista. “Isso também significa que games como GTA V têm bastante tempo para vender bem durante esse intervalo” finaliza ele.
Há quem discorde
Img_normal
Por outro lado, há quem discorde das previsões feitas pelo gerente da IDC — como é o caso do amado e odiado analista da Wedbush, Michael Pachter, em conjunto com o analista Jesse Divnich, da consultoria especializada em videogames EEDAR. Para a dupla, o lançamento de GTA V apenas para as plataformas da atual geração não deve afetar as vendas de PS4 nem de Xbox One.
Pachter acredita que, se alguma coisa puder prejudicar as vendas das plataformas da próxima geração, será a falta de retrocompatibilidade de ambos os consoles. No entanto, “ainda é muito cedo para podermos afirmar isso”, diz o analista. Já Divnich prevê que as vendas da dupla de novidades deve ter fortes vendas durante o período das festas de Natal, uma vez que os consumidores estão claramente ansiosos para colocar as mãos nelas.
É difícil assumirmos partido nessa discussão dos analistas, devido às ótimas bases de argumentação que ambos os lados apresentam. No entanto, é fato que a atual geração está com uma fortíssima line up de lançamentos previstos ainda para este ano. Portanto, a transição da sétima para a oitava geração de consoles pode ser mais lenta do que nunca.

“Quanto mais, melhor”: PC não vai demorar em ultrapassar PS4 e Xbox One

Img_normal
Em entrevista à revista Game Informer, o gerente-geral e vide-presidente da DICE, Karl-Magnus Troedsson, que também é responsável por Battlefield 4, afirmou que “quanto mais, melhor”, quando perguntado se ele achava que os 8GB de RAM GDDR5 do PlayStation 4 não eram um exagero quando comparados com os 5 GB de RAM DDR3 do Xbox One.
Em sua resposta completa, Troedsson disse: “Seja mais memória ou mais poder de CPU ou GPU (qualquer coisa relacionada ao desempenho), mais é sempre melhor, especialmente para os tipos de jogos que desenvolvemos”. E ainda, adicionou que embora o hardware dos consoles da próxima geração sejam impressionantes, não levará muito tempo para ficarem desatualizados com as últimas tecnologias.
Segundo ele, “Nós temos uma longa sucessão de jogos para PC, e esta é uma plataforma que evoluiu bem com o passar dos anos. Naturalmente, estamos empolgados com a ideia de consoles que se aproximam em poder do que o PC tem hoje para oferecer – porém, não deve demorar muito para eles serem capazes de fazer ainda mais.”
Como Battlefield 4 sai em 29 de outubro, a primeira opção para jogar provavelmente será o PC, já que os consoles da nova geração serão lançados apenas mais para o final do ano.