sexta-feira, 14 de junho de 2013

E3 2013: O retorno brutal dos Combo Breakers!

Finalmente: um dos melhores jogos de luta de todos os tempos está de volta. Depois de quase uma década no limbo, Killer Instinct está de volta. O anúncio surgiu durante a conferência da Microsoft na E3 de 2013, com um trailer que simplesmente levou todos à loucura, já que, facilmente, esta foi uma das maiores e melhores surpresas do evento.
Exclusivo para Xbox One, o título agora não está mais nas mãos da Rare (que trabalhou nos games originais), mas sob os cuidados da Double Helix, que é “famosa” por títulos como Silent Hill: Homecoming e Battleship. E antes que você grite desesperadamente, já que sua franquia favorita está na mesma casa de alguns jogos terríveis, fique tranquilo: nós jogamos e aprovamos.
Jogando ao lado de uma lenda

Quando eu cheguei ao estande da Microsoft, um dos títulos que mais chamava a atenção do público era Killer Instinct. Ali, quase escondido em um dos corredores, estava a versão jogável do game. A versão disponível contava com dois personagens (Jago e Sabrewulf) e tinha cerca de 6 semanas de vida, ou seja, estamos falando de um jogo em uma fase bem inicial.
Por minha sorte, quando joguei pela primeira vez, enfrentei ninguém menos que Ken Lobb, um dos designers dos jogos originais que é praticamente uma lenda na indústria, tendo contribuído significativamente para diversos títulos de peso (o cara é tão fera que, em GoldenEye 007, existe uma arma com seu nome, a Klobb).

Apesar de não estar envolvido diretamente na produção do game, Ken me disse que seu principal objetivo é “fazer com que ninguém estrague Killer Instinct”. Realmente, além de me dar uma aula sobre a estrutura do game, Ken também mostrou humildade com todos os jogadores que estavam ali perguntando sobre tudo o que podiam.
Killer Instinct é um prato cheio para os jogadores hardcores e, principalmente, para quem jogou as versões originais. Ken comentou que o novo Killer Instinct será um jogo acessível e também excelente para o público competitivo, seguindo os passos de Street Fighter IV.

Complexo para quem precisa

Tudo bem, com o tempo curto de testes da E3, é normal esfregar botões pra tentar fazer o máximo de estrago possível (no oponente, não no controle). Mas, ao lado de Ken Lobb, eu tive a chance de entender mais sobre cada função do game.

O lendário sistema Combo Breaker está de volta e ativá-lo requer algumas ações específicas. Funciona assim: quando o oponente estiver atacando com ataques fracos, você deve pressionar os botões de chute e soco fraco simultaneamente. Caso os ataques sejam com os médios, então basta pressionar os dois botões de respectiva força. Fácil né? Nem tanto.
Img_normal
Caso você pressione os botões de força diferente dos golpes do seu atacante, você notará um ponto de exclamação sobre sua cabeça. Isso significa que você permanecerá 3 segundos sem poder fazer nada.
Outra função bacana é o Shadow Meter. Trata-se de um medidor que é preenchido conforme você bate em um oponente que está defendendo. Essa barra serve para disparar ataques especiais (magias) com propriedades diferentes e bem mais potentes, obviamente. Outro ajuste bem-vindo à série e também aos jogos de luta.

Killer Instinct também traz uma novidade chamada Instinct Mode.  Para usá-lo, você precisa preencher uma barra dourada que fica sob a energia do personagem, acertando Combo Breakers e tomando algumas porradas. Para ativar o modo Instinct, basta pressionar os botões de chute forte e soco forte ao mesmo tempo, fazendo com que seu personagem fique dourado. Com isso, você tem a possibilidade de cancelar a recuperação de qualquer golpe e, de quebra, também ganha um atributo especial que varia de acordo com o personagem – Jago recupera sua vida, enquanto Sabrewulf se torna mais forte.
Img_normal
Os estandes do jogo contavam com Fightsticks (controles árcades) oficiais do game, o que deixou muita gente contente. Era comum encontrar vários jogadores veteranos falando que jogaram os anteriores e que o novo Killer Instinct era tão bom quanto os originais. E é bem isso que todos esperam, inclusive a Microsoft.

Em suma, o reboot de Killer Instinct tem tudo para ser um grande jogo de luta, tanto para o público competitivo quanto para a galera mais tranquila. Ver grandes personagens retornando com certeza é um sonho de todos, ainda mais quando a empresa está tão atenta aos desejos dos fãs. O jogo ainda não tem data de lançamento prevista, mas deve chegar nos primeiros meses de vida do Xbox One.

Nenhum comentário:

Postar um comentário