sexta-feira, 14 de junho de 2013

E3 2013: simplesmente um dos FPSs mais promissores da nova geração

Já comentamos várias vezes sobre o novo game da série Killzone aqui no Baixaki Jogos. No entanto, foi durante a E3 2013 que a Sony resolveu mostrar o game com muita expressão, apesar de não oferecer uma versão demonstrativa jogável para o público. O que conferimos foi um representante da equipe de desenvolvimento testando e mostrando uma demo em tempo real numa sala fechada (o famoso hands-off).
E ainda assim, “ao longe”, Killzone: Shadow Fall está provando que tem tudo para brilhar no PlayStation 4. Mesmo essa versão Alpha (sim, ainda há muito chão pela frente) foi capaz de retratar bem o potencial do jogo e, consequentemente, do novo console da Sony. Sem mais delongas, confira abaixo os motivos pelos quais o BJ se encantou com os tiroteios.
Bonito é pouco
A melhor forma de começar a falar sobre as qualidades de Shadow Fall é comentando sobre o aspecto mais evidente: gráficos. O desenvolvedor rapidamente começou a jogar e eliminar inimigos num mapa com belos visuais, repleto de folhagens e que mistura elegantemente objetos naturais com a atmosfera futurista do game.
E é assim, logo “de cara”, que você percebe o elevado nível de detalhamento gráfico. São enormes as quantidades de objetos na tela, o que faz até mesmo com que a taxa de quadros por segundo caia visivelmente quando o caos toma conta de uma forma, digamos, mais “absurda”. Ou seja: mal chegamos à próxima geração de consoles e já temos games que “forçam a barra” dos processadores gráficos.
Além disso, a nitidez da profundidade dos cenários é impressionante, mesmo depois de já termos visto vídeos e imagens retratando isso antes de conferirmos o título na E3 deste ano. Mesmo com pequenos bugs (que felizmente não quebram a intensidade visual das cenas), o título da Guerrilla Games é bastante satisfatório, pois os gráficos e o desempenho das animações são extremamente sólidos.
Um conjunto de peso
Fato interessante: a interface na tela (a tão conhecida HUD, ou Heads-Up Display) aparentou ser simples e intuitiva, mesmo para quem estava apenas assistindo a jogatina. Com isso, fica fácil tirar o sangue dos inimigos das mais diferentes formas.
E Shadow Fall é bem divertido quando o assunto é escolher a maneira de aniquilar um oponente. De armas poderosas de tiro único a recursos como Bullet Time (disparos em câmera lenta), as opções de ataque são várias. Mas, se você está em apuros, pode usar seu drone (um robô de ajuda) para ativar um campo de proteção à volta. Esse mesmo ajudante, inclusive, é capaz de eletrizar os adversários e deixá-los atordoados para a morte iminente.
Vale ressaltar outro aspecto técnico do game: o som. Enquanto a trilha sonora de fundo muda e se encaixa perfeitamente com a dinâmica da cena (como ocorre em filmes bem produzidos), os barulhos em geral são bastante impactantes. A dublagem, até onde foi possível perceber, também mostrou ter uma qualidade elevada.
Com certeza teremos mais novidades sobre Killzone: Shadow Fall depois da E3 2013. O game deverá ser lançado simultaneamente com o PlayStation 4 no fim deste ano.

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